Este projeto está sendo desenvolvido na escola, pela professora da turma do Berçário, Carina, em cumprimento as exigências do curso de Pedagogia da Ulbra.
Estágio Curricular III em Gestão Escolar
Estágio Curricular III em Gestão Escolar
Palestra realizada no dia 05/10/11
Palestrane Elaine de Souza (psicopedagoga)
Tema: Importãncia da Participação dos pais e comunidade na escola
Dinâmica
Teatro realizado com a participação das professoras e funcionárias
Apresentado para as crianças e pais.
Mutirão com a participação da comunidade escolar
Cuidando do jardim
Pais participando na escola.
Hora do Conto com a professora Carina, apresentamos a história da Cesta da
Dona Maricota
História o Sanduíche da Dona Maricota
Coordenadora Pedagógica: Sençata
2. PROJETO
2.1 Tema/Temática
A comunidade participando na Escola
2.2 Turma
Equipe docente, discente e comunidade escolar
2.3 Duração
40 horas
2.4 Justificativa
A convivência entre a escola e a comunidade requer boa vontade e interesse das partes envolvidas, quando isso ocorre, a escola é valorizada pela comunidade, surgindo então uma convivência social alegre, prazerosa e pacífica.
Novos pilares para a Educação no Século XXI se firmam: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esses pilares, como todas as demandas do mundo globalizado, da sociedade do conhecimento só serão contemplados com a participação efetiva de todos a partir de uma construção coletiva de um novo projeto de sociedade mais justa e humana.
Vivenciamos nos dias de hoje que a comunidade escolar está distante do ambiente da escola, cabe salientar que a comunidade escolar deve participar da vida escolar das crianças.
Na Escola de Educação Infantil Sestília Anna Toniolo, nota-se a falta de interação da comunidade escolar, e isso têm preocupado a Equipe Gestora, pensando nisso resolvemos realizar este projeto.
2.5 Objetivo Geral
Oportunizar momentos de interação e reflexão entre toda a comunidade escolar e a escola, possibilitando com isso a maior valorização da escola, através das ações construídas com a equipe docente.
2.6 Objetivos Específicos:
· Oportunizar momentos de reflexão para a Equipe Gestora e docente sobre a importância da participação da comunidade nas atividades escolares, através de mensagem, construção e reformulação de ações;
· Proporcionar a interação entre a comunidade e a escola através da participação dos mesmos nas atividades propostas;
· Conscientizar a comunidade escolar da importância da participação ativa na escola;
· Fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos;
· Comprometer a comunidade na vida escolar;
· Ajudar a equipe e professores na arrecadação de fundos para aquisição de material didático;
· Realizar melhorias na escola através de mutirão com a participação da comunidade escolar;
2.7 Referencial Teórico do Projeto:
Participação é um processo de conquista, a função fundamental da Educação é de ordem política, como condição de participação, como “incubadora” da cidadania, como processo formativo, fundamental na formação para a cidadania.
A escola tem de ser encarada como uma comunidade educativa, permitindo mobilizar o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, é preciso realizar um esforço de demarcação dos espaços próprios de ação, pois só na clarificação destes limites se pode alicerçar uma colaboração efetiva. (NÓVOA, 1995, p.35).
O funcionamento de uma organização escolar é consequência de um compromisso entre sua estrutura formal e as interações que são produzidas em seu interior, a partir da participação de todos, pois a escola deve ser um exemplo de democracia e liberdade.
Como diz o relatório final da Conferência de Educação para todos, realizada em Dacar (Senegal), em abril de 2000, o processo de abertura da escola ao mundo externo, de onde vêm seus alunos e para onde se dirigem os futuros cidadãos, requer:
(...) o engajamento e a participação da sociedade civil na formulação, implementação e monitoramento de estratégias para o desenvolvimento da Educação, assim como o desenvolvimento de sistemas de administração e de gestão educacional que sejam participativos e capazes de dar respostas e de prestar contas. (UNIESCO, 2000, N.8, III e IV)
Enfim, as relações entre a escola e a comunidade se dão de muitas formas, dependendo do momento histórico. Num mundo globalizado, novas demandas se colocam para a escola e para todos que participam de sua gestão.
2.8 Conhecimentos a ser abordados
Responsabilidade Social
Valores
Democracia Social
Meio Ambiente
Socialização
2.9 Metodologia
Ações pré-estabelecidas:
1° dia:
Reunião com os professores: Reflexão sobre a importância da participação de todos na escola e apresentação do projeto aos professores e a construção e/ou reformulação das ações.
2° dia:
Reunião com os pais e responsáveis para organizarmos o mutirão.
3° dia:
Teatro a Dona Baratinha
As professoras e funcionárias irão apresentar a peça teatral para as crianças e a comunidade escolar.
4° dia:
Palestra para pais e comunidade escolar sobre a importância da participação da família na escola.
5° dia:
Hora do conto, com pipoca, as professoras irão contar as histórias para os pais e alunos.
6° dia:
Hora de plantar, as crianças, professoras e familiares irão plantar mudas de flores, doadas pelos pais e comunidade escolar
7° e 8° dias:
Mutirão com a comunidade, professores, equipe, para pintarmos as salas de aula por dentro.
9° e 10° dias:
Mutirão com a comunidade, professores e equipe para pintar e decorar a parte externa da escola, portão, grades.
2.10 Recursos Utilizados
Palitos (utilizados na dinâmica)
Fantoches
Flanelógrafo
Figuras em Eva
Mudas e sementes de plantas
Terra adubada
Material para pintura
Tinta
Material para plantio
Data show
Teatro
2.11 Avaliação
A avaliação será feita durante o projeto, com a observação das pessoas envolvidas na elaboração e execução das ações pré-estabelecidas, se no projeto conseguiu integrar a comunidade e a escola, se pode ser observado o comprometimento das famílias em participar da vida escolar das crianças, se os prazeres em ter estes momentos foram vistos como satisfatórios para a conclusão deste projeto.
Estes pontos a serem observados serão o ponto chave para a avaliação deste projeto.
2.12 Referências Bibliográficas
LIMA, Samantha Dias. Gestão, Planejamento e Políticas Públicas / (obra) organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). – Curitiba: Ibpex, 2008.
FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. 1 ed. Curitiba:IESDE, 2006.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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