sábado, 17 de setembro de 2011

Nossas concepções, sonhos, utopias...




        Nas reuniões pedagógica voltadas à construção da Proposta Política Pedagógica da Escola em grupo discutimos a realidade do mundo, da sociedade e do homem, desafios e esperanças.


Nossos sonhos, desejos, utopia e que direção tomaremos.


Professores/funcionárias/Equipe/Diretoria/Direção:


a)    Desejamos no mundo:


 Igualdade, recursos naturais preservado;  Um mundo melhor, menos violência; Apoio dos governantes, união; Uma humanidade com noções de respeito da existência de Deus.Um mundo que faz preconizar a fraternidade ao invés do egoísmo; Sabedoria e humildade para lidarmos com os desafios diários. Justiça, paz, felicidade, respeito.


b)   Desejamos na sociedade:


Igualdade social, solidariedade, justiça, alegria, união, progresso; Fraternidade, mais Deus no coração; Humana; mais unida e social;
Educação voltada para a construção de uma cidadania com autonomia, consciência critica, capaz de protagonizar mudanças necessárias. Reflexão e a necessidade de colocarmos em práticas as coisas boas que expressam as leis de Deus, atendendo ao nosso próprio interesse e a melhoria da sociedade em que vivemos.

 c)    Desejamos do homem (ser humano):

 Com eterno espírito de criança; Responsabilidade, compreensivo, amigo e companheiro; Olhar para o lado; Mais humano e com mais amor e compreensão ao próximo; O homem político na busca pela democracia;  Conscientização, educação e desenvolvimento globalizado; Que tenham um a postura moral no sentido de praticar o bem. Que usem sua inteligência para as coisas boas e necessárias para que haja paz, harmonia, compreensão e diálogo; Paz, respeito, sinceridade e bondade.

Concepções da comunidade escolar sobre a escola/Pais/mães/responsáveis das crianças:
Questões enviadas para serem respondidas e discutidas pelas famílias para construção da Proposta Pedagógica, bem como, nas reuniões pedagógicas.

a)    Desejamos no mundo: Igualdade, recursos naturais preservado; um mundo melhor, menos violência; apoio dos governantes, união; uma humanidade com noções de respeito da existência de Deus; um mundo que faz preconizar a fraternidade ao invés do egoísmo; sabedoria e humildade para lidarmos com os desafios diários; justiça, paz, felicidade, respeito.
b)   Desejamos na sociedade: Igualdade social, solidariedade, justiça, alegria, união, progresso; fraternidade, mais Deus no coração; humana; mais unida e social;educação voltada para a construção de uma cidadania com autonomia, consciência critica, capaz de protagonizar mudanças necessárias.Reflexão e a necessidade de colocarmos em práticas as coisas boas que expressam as leis de Deus, atendendo ao nosso próprio interesse e a melhoria da sociedade em que vivemos.


c)    Desejamos do homem (ser humano): Com eterno espírito de criança; Responsabilidade, compreensivo, amigo e companheiro; olhar para o lado;
- Mais humano e com mais amor e compreensão ao próximo. o homem político na busca pela democracia; conscientização, educação e desenvolvimento globalizado; que tenham um a postura moral no sentido de praticar o bem; que usem sua inteligência para as coisas boas e necessárias para que haja paz, harmonia, compreensão e diálogo; paz, respeito, sinceridade e bondade.

 Das questões:
a) Como vejo a escola?

- Como uma família;
- Preocupada em atender bem as crianças;
- Um lugar onde confio em deixar meu filho;
- Muito boa e atenciosa;
- É um lugar de socialização para a criança aprender a fazer parte da sociedade, dando tranqüilidade para os pais enquanto estão trabalhando;
- Um lugar de ensino onde podemos deixar nossos filhos com pessoas confiáveis;

b) O que se aprende na escola de educação infantil?

- Convivência, brincadeira, organização, alimentação, educação, aprendizagem;
- As crianças aprendem a conviver em sociedade, disciplina, educação, a brincar m grupo;
-  Aprende a compartilhar as coisas, aprende novas canções e suas responsabilidades;
- Solidariedade, respeito como ser um bom cidadão, como ser uma criança educada, noções de aprendizagem;
- Tudo é aprendido e ensinado na escola;
- Deve ser um lugar onde a criança tem prazer em retornar e é porque acontece a creche;
- Falar, conviver, comer melhor;
- A ser independente, mais segurança, respeito para brincar com outras crianças, aprende a dividir os brinquedos,  a falar;
- Habilidades motoras e cognitivas que a criança precisa desenvolver nesta fase da infância;

Nenhum comentário:

Postar um comentário