terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projetos do Berçário

Em homenagem ao dia dos pais, nossos pequenos do Berçário, apresentaram uma música, em seguida realizamos uma oficina de pintura com têmpera.
Pais e crianças se divertiram bastante.
Coordenadora Pedagógica: Sensata

sábado, 17 de setembro de 2011

Metas atingidas



* Alteração no estatuto social da escola dentro da legislação vigente.

* Estatuto Social atualizado.


* Regimento Interno Escolar.


* Proposta Política Pedagógica com a comunidade escolar, embora com pequena participação.


* Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola e da SMEE.


* Diretora com formação ensino superior em educação;


* Coordenadora pedagógica-supervisora


* Professoras com formação magistério/ cursando pedagogia;


* Atendente cursando ensino médio;


* Funcionárias: Merendeiras e servente escolar atuando e respeitando cardápio e orientação nutricional, sendo promovido espaços de formação pela SMEE.


* Apoio Pedagógico pela Assessoria da Educação Infantil da SMEE


* Experiência de 28 anos de atendimento na educação infantil (creche/educação infantil).


* A escola é bem vista pela comunidade.


* Mudança da realidade funcional das funcionárias de oito horas para seis horas semanais implementada em 2004.


* Valorização dos funcionários em momentos de reuniões.


* Maior participação das famílias na escola, embora sendo pequena sua participação, mas a cada ano está mudando.


* Engajamento da escola com a Secretaria Municipal de Educação.


Adequação de creche para escola e valorização pela comunidade.


* Horários de atendimentos/mudanças de hábitos respeitados pelos pais/mães/responsáveis/, antes não respeitavam o horário estipulado pela escola.


* Diretoria eleita, participação dos funcionários na escolha dos membros da diretoria e pais.


* Acesso as crianças mediante seleção na secretaria sem cunho político.


* Participação das formações promovidas, seminários pela Rede Municipal.


* Mudança no quadro de pessoal da escola, antes eram todas sem formação em cursos de educação, atualmente temos: diretora com formação em educação, pedagoga, professoras com formação em magistério, cursando magistério, cursando pedagogia, estudando ensino médio, envolvidas no processo de construção do conhecimento.


* Igualdade de direitos pela distribuição de alimentos pela Prefeitura merenda escolar.

Objetivo e finalidade

Objetivo Geral da Escola


          A Escola tem por objetivo geral assegurar à criança atividades estimuladoras proporcionando o bem-estar, a educação, a proteção, a segurança nos aspectos: físicos, psicológicos, intelectuais, morais, espirituais e sociais, mediante a ampliação de suas experiências e o estímulo ao interesse pelo conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.Fortalecer a participação dos pais na escola.Dinamizar a gestão escolar.


Finalidade


        Tem como prioridade o atendimento de crianças de zero a quatro anos de idade e será na modalidade de berçário, maternal e jardim, proporcionando o seu desenvolvimento integral, respeitando direitos e deveres, na escola, na família e na comunidade.

Nossas concepções, sonhos, utopias...




        Nas reuniões pedagógica voltadas à construção da Proposta Política Pedagógica da Escola em grupo discutimos a realidade do mundo, da sociedade e do homem, desafios e esperanças.


Nossos sonhos, desejos, utopia e que direção tomaremos.


Professores/funcionárias/Equipe/Diretoria/Direção:


a)    Desejamos no mundo:


 Igualdade, recursos naturais preservado;  Um mundo melhor, menos violência; Apoio dos governantes, união; Uma humanidade com noções de respeito da existência de Deus.Um mundo que faz preconizar a fraternidade ao invés do egoísmo; Sabedoria e humildade para lidarmos com os desafios diários. Justiça, paz, felicidade, respeito.


b)   Desejamos na sociedade:


Igualdade social, solidariedade, justiça, alegria, união, progresso; Fraternidade, mais Deus no coração; Humana; mais unida e social;
Educação voltada para a construção de uma cidadania com autonomia, consciência critica, capaz de protagonizar mudanças necessárias. Reflexão e a necessidade de colocarmos em práticas as coisas boas que expressam as leis de Deus, atendendo ao nosso próprio interesse e a melhoria da sociedade em que vivemos.

 c)    Desejamos do homem (ser humano):

 Com eterno espírito de criança; Responsabilidade, compreensivo, amigo e companheiro; Olhar para o lado; Mais humano e com mais amor e compreensão ao próximo; O homem político na busca pela democracia;  Conscientização, educação e desenvolvimento globalizado; Que tenham um a postura moral no sentido de praticar o bem. Que usem sua inteligência para as coisas boas e necessárias para que haja paz, harmonia, compreensão e diálogo; Paz, respeito, sinceridade e bondade.

Concepções da comunidade escolar sobre a escola/Pais/mães/responsáveis das crianças:
Questões enviadas para serem respondidas e discutidas pelas famílias para construção da Proposta Pedagógica, bem como, nas reuniões pedagógicas.

a)    Desejamos no mundo: Igualdade, recursos naturais preservado; um mundo melhor, menos violência; apoio dos governantes, união; uma humanidade com noções de respeito da existência de Deus; um mundo que faz preconizar a fraternidade ao invés do egoísmo; sabedoria e humildade para lidarmos com os desafios diários; justiça, paz, felicidade, respeito.
b)   Desejamos na sociedade: Igualdade social, solidariedade, justiça, alegria, união, progresso; fraternidade, mais Deus no coração; humana; mais unida e social;educação voltada para a construção de uma cidadania com autonomia, consciência critica, capaz de protagonizar mudanças necessárias.Reflexão e a necessidade de colocarmos em práticas as coisas boas que expressam as leis de Deus, atendendo ao nosso próprio interesse e a melhoria da sociedade em que vivemos.


c)    Desejamos do homem (ser humano): Com eterno espírito de criança; Responsabilidade, compreensivo, amigo e companheiro; olhar para o lado;
- Mais humano e com mais amor e compreensão ao próximo. o homem político na busca pela democracia; conscientização, educação e desenvolvimento globalizado; que tenham um a postura moral no sentido de praticar o bem; que usem sua inteligência para as coisas boas e necessárias para que haja paz, harmonia, compreensão e diálogo; paz, respeito, sinceridade e bondade.

 Das questões:
a) Como vejo a escola?

- Como uma família;
- Preocupada em atender bem as crianças;
- Um lugar onde confio em deixar meu filho;
- Muito boa e atenciosa;
- É um lugar de socialização para a criança aprender a fazer parte da sociedade, dando tranqüilidade para os pais enquanto estão trabalhando;
- Um lugar de ensino onde podemos deixar nossos filhos com pessoas confiáveis;

b) O que se aprende na escola de educação infantil?

- Convivência, brincadeira, organização, alimentação, educação, aprendizagem;
- As crianças aprendem a conviver em sociedade, disciplina, educação, a brincar m grupo;
-  Aprende a compartilhar as coisas, aprende novas canções e suas responsabilidades;
- Solidariedade, respeito como ser um bom cidadão, como ser uma criança educada, noções de aprendizagem;
- Tudo é aprendido e ensinado na escola;
- Deve ser um lugar onde a criança tem prazer em retornar e é porque acontece a creche;
- Falar, conviver, comer melhor;
- A ser independente, mais segurança, respeito para brincar com outras crianças, aprende a dividir os brinquedos,  a falar;
- Habilidades motoras e cognitivas que a criança precisa desenvolver nesta fase da infância;

Filosofia da Escola

     Promover um ambiente agradável ao desenvolvimento integral da criança, onde sinta-se acolhida, protegida para desenvolver o seu agir e pensar, cultivando a fraternidade, solidariedade e a inclusão na busca da felicidade.

Nossa Missão

Acreditamos que a diretoria, a direção escolar (diretora e coordenação pedagógica), professores/educadores, funcionárias, pais e outras pessoas da sociedade, devem estabelecerem uma nova forma de vida inspirada em uma cultura de paz, de amor, de cooperação, de solidariedade, de justiça, de esperança, de lealdade, de otimismo, de fé, de valores, de alegria, de limites, de preservação do meio-ambiente, de comprometimento, de sucesso, de diálogo, de humanidade para um mundo mais fraterno e a uma sociedade melhor para que todos tenham seus direitos respeitados e pleno exercício da cidadania.

Origem do nome da escola

A escola foi fundada no dia 26 do outubro de 1982, com o nome de Novo Lar Sestilia Anna Toniolo com Projeto Pró-Cheche.Construida no terreno da Paróquia Imaculado Coração de Maria.Tinha como objetivo atender crianças carentes de baixa renda de  pais/mães que iam a igreja, ou que trabalhavam e não tinham onde deixar os filhos.
Entidade sem fins econômicos, sem fins lucrativo.Pertence a igreja. Possui estatuto social próprio.O prédio foi construído pela Empresa Toniollo Busnelo.Tem como patrona a senhora Sestilia, uma das idealizadoras juntamente com outras pessoas da comunidade paroquial e o padre Geraldo de Queiróz, conforme ata de fundação registrada no cartório de pessoas juridicas da cidade.
A creche teve a primeira diretora  adiministrou desde a fundação até o mês de abril de 2004 (22 anos). Até o mês de abril de 2004 o presidente da diretoria era o pároco da Igreja Coração de Maria.
 Em abril  de 2004 o presidente convocou uma assembleia geral extraordinária de eleição da diretoria, com objetivo de reestruturar a creche em escola, de acordo com a legislação da educação vigente (Lei 9.394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
A partir de 2005 a escola iniciou processo de adaptação de creche para Escola de Educação Infantil, conforme a LDB, sendo alterado o estatuto de creche para Escola de Educação Infantil Novo Lar Sestilia Anna Toniolo.Também sofreu algumas alterações no quadro de funcionários que tinham a orientação e organização apenas no cuidado com as crianças, sendo necessário formação, conscientização que a escola de educação infantil desempenha também  o dever de educar.
Recentemente novamente  foi alterada a denominação da escola para Escola Comunitária de Educação Infantil Novo Lar Sestilia Anna Toniolo. 
Na  assembleia foi eleito o primeiro presidente leigo  e os demais membros da diretoria para administrar a escola, pessoas voluntárias, com mandato de dois anos (2004/2006), com objetivo de reestruturar o fazer pedagógico e estatuto social da creche.Em 2006/2008 foram reeleitos.
A diretoria atual eleita em 2008/2010, com mandato de prorrogação de  ano até novembro 2011. sendo o atual pároco o diretor espiritual. Écomposta pelo presidente, vice-presidente, assistente eclessiástico (padre-diretor espiritual), primeiro e segundo secretário(a)s, dois tesoureiros, três conselheiros fiscais e três suplentes conselheiros ficais.
A escola possui oito professoras com formação de magistério e três cursando pedagogia, atendente, funcionárias (merendeiras e servente escolar), diretora e coordenação pedagógica.
Atende 69 crianças de zero a cinco anos, modalidade de creche, maternal e jardim.Possui convênio com a Prefeitura Municipal de Esteio.Funciona das 7:00 às 19 horas.Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche à tarde e janta.Orientação nutricionista da SMEE.   
A escola possui estatuto social próprio, registrado, mas só pode funcionar com autorização do pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria por ser uma obra social da igreja.
                                                                      

Referências bibliográficas:
Estatuto Social da Creche e atual da Escola
Lei n° 9.394/96
Constituição Federal/88
Regimento Interno da Escola
Proposta Politico Pedagógica da Escola