Projeto mês de março...
Professora: Camila Lima |
Professora: Camila Anselmo de Lima
Escola: E.C.E.I. Novo Lar S.A.T.
Turma: Jardim
Tema: Como é bom estar aqui!!!
Início: 01 de março de 2013;
Término: 31 de março de 2013.
" Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade."
( Paulo Freire )
Justificativa:
O início do ano letivo é um momento especial, em que o aluno se depara com novos colegas e várias novidades. Auxiliá-los nesse processo de adaptação é fundamental para criar um ambiente de segurança, de apoio e afetividade. A volta as aulas reflete sentimentos de satisfação, ansiedade, expectativa e insegurança. Por tanto, nossa intenção é criar um clima de bem-estar na nossa salinha, pois é importante para garantir um início de atividades prazerosas. A criança tem que se sentir acolhida na escola e tem que ter prazer em ir para a escola, é papel do professor proporcionar momentos agradáveis e dinâmicos para assim conquistar seus alunos.
Objetivo geral:
Conhecer a escola com um ambiente onde todos tem algo a oferecer, despertando o gosto pela escola e pela frequência as aulas.
Objetivos específicos:
* Despertar sentimentos de afeto, amor, carinho, amizade, companheirismo entre os alunos, trabalhando não só o lado externo mas também o interno para desabrochar desde cedo esses sentimentos maravilhosos, desenvolvendo assim a espiritualidade de cada um;
* Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências da escola e de seus funcionários;
*Conhecer os direitos e deveres dos alunos e professores;
* Desenvolver a criatividade e a coordenação motora ampla e fina;
*Trabalhar a auto-estima, a independência e a autonomia de cada um;
* Identificar o valor de cada data comemorativa na nossa sociedade como um todo.
Atividades previstas:
* Acolhida e apresentação da professora e dos alunos, rodinha para conhecer um pouco de cada um e suas preferências;
* Atividades diversificadas que envolvam: modelagem, jogos de encaixe, construção com blocos de madeira, quebra-cabeça, dominó. vareta, bonecas, carrinhos, entre outras;
*Desenho livre com giz de cera, lápis de cor, canetinha e tinta;
* Rodinha da novidade para falar sobre o dia da mulher 08 de março e a importância da mesma, em seguida confeccionar cartaz e lembrancinha para entregar para alguma mulher em casa;
Obs. Lembrancinha: flor feita com prato descartável (os pratinhos serão pintados pelas criança), deixar a turma se expressar livremente..
*Rodinha de música;
* Confecção de crachás de identificação dos alunos;
* Rodinha da sondagem: cada aluno irá falar o que mais gosta de fazer, com quem mora, quantos anos tem...
*Apresentar a nossa rotina diária inicial: - Rodinha para observar o tempo, - analisar o calendário: que dia é, qual é o mês... - fazer oração inicial, - escolher o ajudante e fazer a chamadinha;
* Brincadeiras variadas;
* Decoração da nossa sala e escola;
*Mural coletivo para expor para a escola: ... Nossos primeiros passos rumo ao futuro, começa aqui!!! ( carimbar os pés dos alunos com tinta no mural...);
* Confecção de enfeites de sucata para enfeitar nosso jardim;
* Hora do conto: história da Maria-vai-com as outras, em seguida confeccionar a Maria da história uma ovelha;
* Livrinhos livres e fantoches;
* Rodinha da novidade: Falar sobre o dia da escola 15 de março;
* Painel coletivo sobre o dia da escola: "Somos anjos de uma asa só voamos abraçados";
* Brincadeiras recreativas variadas;
* Mural com gravuras de : Pode?! Não pode?!
* Rodinha da novidade para falar sobre o dia da água 22 de março, falar sobre a importância da água e que todos nós seres vivos necessitamos dela para sobreviver, logo após fazer trabalhinho sobre a água e confeccionar uma lembrancinha para os alunos levarem para casa;
* Rodinha da novidade falar sobre o dia do circo dia 28 de março: quem já foi em um circo, o que tem no circo fazer uma sondagem sobre o que eles sabem sobre esse tema.Iremos trabalhar esse tema de forma diferenciada, explicando para as crianças o que tem em um circo e o que cada um faz como o palhaço, o trapezista, o mágico, o malabarista;
* Conhecendo meu nome, atividades variadas que envolvam as crianças sobre o nome de cada um, sua letrinha inicial, quem escolheu seu nome...
* Trabalhos utilizando o caderno: Estou crescendo, já sei recortar... (recortar e colar gravuras no caderno);
Semana diferenciada, em virtude a páscoa, a partir do dia 18 de março até 28 de março:
* Enfeitar a escola para a chegada do coelho e da páscoa: Toca do coelho...
* Rodinha para falar sobre o verdadeiro sentido da páscoa, o que é, sua importância...
* Passeio na igreja para agradecer a Deus por tudo que nos dá
* Proporcionar momentos de muita alegria para as crianças, com brincadeiras variadas como caça aos ovinhos,hora do conto, pinturinha no rosto,entre outras...
* Confecção da cestinha de páscoa:
Sacolinha feita de TNT e enfeitada com EVA recheada de gostosuras;
Culminância:
Entrega das sacolinhas de páscoa que serão entregues por uma coelhinha que virá nos visitar (diretora Lú irá se fantasiar de coelha para alegrar nossos pequenos).
"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende,
é como se ensina e como se aprende." (Cesar Coll)
Profe: Camila Lima Turma: Jardim Adoro você!!! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário